terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOVAS TECNOGIAS DA COMUNICAÇÃO EM DEBATE

NESTA, SEGUNDA-FEIRA,31, NO MÓDULO II DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, SALÃO DO JÚRI, OS PROFESSORES, MARCUS LIMA, DOUTOR EM ANÁLISE DO DISCURSO PELA UFMG E A PROFESSORA JULIANA TOREZONI, JORNALISMO (UNIME), RÁDIO E TV (UESC), PARTICIPARAM DO SEGUNDO DEBATE NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO, PROJETO DE EXTENSÃO COORDENADO PELO PROFESSOR DANILO DUARTE OLIVEIRA.
 A PROFESSORA JULIANA TOREZONI TRATOU DO TEMA, TRANSFORMAÇÃO DA PRODUÇÃO FOTOJORNALÍSTICA PÓS TECNOLOGIA DIGITAL. ELA DESTACOU QUE O APARECIMENTO DA CÂMERA DIGITAL TROUXE UMA RAPIDEZ E UMA SÉRIE DE MUDANÇAS NO TRABALHO DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO, QUE SE TORNOU UMA TESTEMUNHA DOS FATOS. DISSE TAMBÉM QUE O MERCADO PROCURA UM PROFISSIONAL COMPLETO, QUE ESCREVE, EDITA, FOTOGRAFA, E DIVULGA AS INFORMAÇÕES COM QUALIDADE.
FEZ UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FOTOGRAFIA, DESDE OS EQUIPAMENTOS ANALÓGICOS ATÉ SURGIMENTO DAS CÂMERAS DIGITAIS NA DÉCADA DE 80, O QUE CONTRIBUI PARA UMA MELHOR QUALIDADE DAS FOTOGRAFIAS.
O FATOR SENSIBILIDADE HOJE É ALTERADO NA CÃMERA DIGITAL, QUE POSSUI UM EFICIENTE SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DAS IMAGENS, DECLARA A PROFESSORA.
O PROFESSOR MARCUS LIMA, TRATOU DO TEMA, JORNALISMO CÍVICO, DELIBERAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS. ELE DESTACA QUE O JORNALISMO CÍVICO É UMA MOVIMENTO SURGIDO NOS ESTADOS UNIDOS, QUE BUSCAR RESGATAR AS LIGAÇÕES ENTRE OS JORNALISTAS E AS COMUNIDADES QUE ELES ATUAM, BEM COMO OS GOVERNOS E OS CIDADÃOS, BASEANDO-SE NA PREMISSA DE QUE JORNALISMO E DEMOCRACIA ESTÃO CONECTADOS.
ATRAVÉS DE SEUS ESTUDOS ELE PROPÕE QUE OS JORNALISTAS DEVEM ESTIMULAR O ENGAJAMENTO CÍVICO E À PARTICIPAÇÃO ATIVA NA VIDA PÚBLICA, CRIANDO UMA  DELIBERAÇÃO ABRANGENTE A TODOS OS CIDADÃOS PARA QUE TODAS AS VOZES POSSAM APARECER E QUE NESSE PROCESSO AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO VISTAS COMO RECURSOS PARA FORTALECER O PROCESSO DEMOCRÁTICO.

GENISVALDO RIBEIRO, ALUNO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário